top of page
  • Mauro M. Cytrynowicz

Quanto tempo demora para ficar Fluente em Inglês?

Resumo: Nesse post veremos os 3 diferentes graus de Fluência para você estabelecer seu objetivo. É a partir do objetivo que calcularemos seu prazo.






Parte 1: Qual Grau de Fluência você precisa?

Se você quisesse ficar fluente em correr maratonas, a 1ª coisa para se perguntar é: qual o tamanho da maratona? Vai ser a distância de uma maratona oficial de 42 Km? Ou vai ser a São Silvestre de 15 Km? Se preparar para 15 Km é totalmente diferente do que se preparar para correr 42 Km, certo? Por isso, a 1ª pergunta para você é: qual tipo de fluência você precisa? Abaixo preparei a descrição dos diferentes níveis de fluência para te ajudar a selecionar onde você precisa chegar:


1º Grau de Fluência - Falante Emergente Compreende bem o que lê e que ouve, desde que seja falado de maneira clara, lenta e bem articulada. Cerca de 90% do conteúdo de assuntos em geral e quase tudo conteúdo de assuntos que tem familiaridade. Tem capacidade de escrever e falar frases simples sobre assuntos que já conhece bem. Comete erros frequentes, mas consegue passar todo o tipo de informações necessárias sobre assunto que tem familiaridade. Resumo: No 1º Grau de fluência você consegue "se virar" com o Inglês.


2º Grau de Fluência - Fluência Intermediária Tem grande capacidade de compreensão do que lê e do que ouve. Se o conteúdo é falado de maneira clara e bem articulada, entende quase tudo de qualquer assunto. Consegue escrever e falar frases completas sobre assuntos em geral e frases muito precisas sobre assuntos que tem familiaridade, alguns poucos erros ocorrem ocasionalmente. Resumo: No 2º Grau de fluência você entende e fala muito bem.


3º Grau de Fluência - Fluência avançada A capacidade de compreensão é quase a mesma de um nativo e automática. Entende praticamente tudo do que é falado em qualquer situação. Desconhece apenas algumas palavras raras e algumas expressões e gírias. Possui algum sotaque de sua lingua materna, mas fala de maneira clara, automática e natural, sobre qualquer assunto. É perfeitamente entendido por qualquer falante de Inglês. Resumo: No 3º Grau de fluência você é perfeitamente entendido e entende perfeitamente, alcançando uma fluência semi-nativa.


A partir desse nível você passa por uma melhora continuada, ampliando mais e mais seu domínio do idioma. É a mais ou menos a mesma fase que estamos em Português (somos fluentes, mas sempre temos mais para aprender).


Observação Importante: É comum no mercado de trabalho (mesmo entre as multinacionais, mesmo em cargos altos) encontrar profissionais com o 2º grau de fluência e até mesmo o 1º grau de fluência. Isso pode parecer esquisito, mas as vezes os profissionais precisam apenas "se virar" no Inglês e não mais que isso. Atingir o 3º grau de fluência não é comum. Estou dizendo isso, porque quando a Empresa pede "Inglês fluente" ou então "Inglês Avançado" não fica claro qual a expetativa que tem do profissional. Esses termos não especificam se buscam por alguém que consegue se virar (1º Grau), que fala muito bem (2º Grau), ou fluência semi-nativa (3º Grau). A melhor maneira de saber exatamente qual Grau de Fluência você precisa para seus objetivos profissionais é conhecendo o nível dos de Inglês de outros profissionais que já trabalham em posições semelhantes nas empresas específicas que você busca ingressar. E aí? Já sabe qual grau de Fluência você precisa para sua vida pessoal e profissional? Se não souber exatamente, não se preocupe, pode ser uma estimativa e você vai ajustando os ponteiros ao longo da viagem. Agora, a partir de cada nível, vamos calcular o seu prazo na próximo parte do post.



Parte 2: Prazos

Resumo: Agora veremos o cálculo para chegar em cada nível feito em horas e a partir dele vamos calcular o tempo em anos

Já está com o seu objetivo claro? Pronto ou não ai vamos nós!


Um estudo bem bacana de quanto tempo demora para chegar em cada nível foi feito pela Universidade de Cambridge Outros estudos indicam um pouco mais ou um pouco menos, mas são razoavelmente próximos.


Uma última coisa: o cálculo é feito para alguém que está começando do zero. Se você não está começando do zero, então você já está com parte do caminho andado. Se você quiser saber exatamente onde você está, eu sugeriria você a procurar um profissional que possa te avaliar. Existem testes gratuitos de internet para avaliar nível, mas eles têm resultados pouco confiáveis.


Vamos lá então? Do zero até chegar nos seguintes níveis:


1º Grau de Fluência - Falante Emergente
Entre 500 e 600 horas de estudo total

2º Grau de Fluência - Fluência Intermediária
Entre 700 e 800 horas de estudo total

3º Grau de Fluência - Fluência avançada
Entre 1,000 e 1,200 horas de estudo total

E aqui está tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Com esses números pode calcular seus prazos em qualquer situação. Mas vamos fazer alguns exemplos juntos, pode ser?


Primeiro vamos converter essa informação de horas para anos:


Se você praticar 5 dias por semana, 30 minutos por dia → 150 minutos por semana → 10 horas por mês → 120 horas por ano.


Agora é calcular quantos anos demora para chegar em cada nível.


Nesse caso, você demoraria cerca de:

4,1 a 5 anos para atingir o 1º Grau de Fluência.
5,8 a 6,6 anos para atingir o 2º Grau de Fluência.
8,3 a 10 anos para atingir o 3º Grau de Fluência.

Esse é o prazo médio que as escolas tradicionais trabalham. E aí? Dentro do que esperava ou vai demorar demais?


Vou agora colocar aqui os prazos que costumo recomendar com os alunos com quem trabalho:


A) Para alunos muito ocupados com outros compromissos:


50 minutos por dia (pode ser dividido em 2 sessões de 25 minutos ao longo do dia),

6 dias por semana → 300 minutos por semana → 20 horas por mês → 240 horas por ano.


Nesse caso, começando do zero, você demoraria cerca de:

2 a 2,5 anos para atingir o 1º Grau de Fluência.
3 a 3,3 anos para atingir o 2º Grau de Fluência.
4 a 5 anos para atingir o 3º Grau de Fluência.

B) Para alunos que tem urgência para ter resultados:


90 minutos por dia (pode ser dividido em 2 sessões de 45 minutos ao longo do dia), 6 dias por semana → 540 minutos por semana → 30 horas por mês → 360 horas por ano.


Nesse caso, começando do zero, você demoraria cerca de:

1,3 a 1,6 anos para atingir o 1º Grau de Fluência.
1,9 a 2,2 anos para atingir o 2º Grau de Fluência.
2,7 a 3,3 anos para atingir o 3º Grau de Fluência.

Conclusão: Independente do curso que você já escolheu ou vai escolher, lembre-se sempre de que o que mais vai fazer diferença é quantos dias por semana você pratica e quanto tempo você pratica por dia. E cuidado com o modelo das escolas tradicionais: uma escola tradicional em geral tem 2 aulas por semana de 60 minutos + 2 lições por semana de 15 minutos. No total são 150 minutos de estudo por semana. Isso é relativamente pouco e vai demorar entre 4 a 5 anos para você atingir o 1º Grau de Fluência.


Para você ter outras referências como comparativo, no curso que ofereço hoje, o aluno tem até 375 minutos de aula ao vivo por semana, fora material de lição de casa que é suficiente para estudar 50 ou 90 minutos nos dias sem aula, o que da no total de 420 ou 660 minutos de estudo por semana ou mais. De 3x a 6x mais tempo de estudo e assim 3x a 6x mas rápido que uma escola tradicional. Nessa situação você demoraria até 1 ano e meio para atingir o 1º Grau de Fluência, se estiver começando do zero.


Estou falando isso para tentar dar a dimensão como o ensino tradicional é limitado e feito de uma maneira que realmente demora. Assim como outros cursos são montados para serem o mais rápidos o possível. Quando você for escolher o curso, tenha isso em mente para o tempo de curso estar dentro de seus prazos.


E também tenha em vista que se estudo for chato vai ser muito difícil aguentar tantas horas de estudo, por tantos meses e anos. Por isso recomendaria você buscar um curso que proporcione o estudo de forma que você ache interessante.


Te desejo muito boa sorte em seus estudos! E até a próxima :)


Comments


bottom of page