top of page
  • Mauro M. Cytrynowicz

Como ter mais foco e concentração no estudo de Inglês?



Ter mais foco e concentração no estudo de Inglês depende da sua situação. Então antes de mais nada, vou pedir para você responder a seguinte pergunta:

1 - Você estuda o que não gosta de uma maneira que não gosta ? ou

2 - Você estuda o que gosta de uma maneira que gosta ?





Vamos ver os dois casos mais de perto:

Parte 1 - Você estuda o que não gosta de uma maneira que não gosta.

"Como ter mais foco e concentração no estudo de Inglês?" a resposta vai passar principalmente por disciplina e motivação. Muitas vezes na vida temos que fazer o que não gostamos. É preciso ter autodisciplina e estar motivado para aguentar a tarefa. 'E como aumentar a disciplina e a motivação?' Esse é um assunto extremamente difícil. E o assunto é extremamente difícil justamente porque é extremamente difícil aumentar a disciplina e a motivação. Milhares de livros já foram escritos sobre o tema. Milhões de palestras prometem resolver esse problema de uma vez por todas. E alguns desses materiais realmente tem dicas ou reflexões boas, mas a verdade é que é complexo e muito difícil fazer surgir motivação onde não temos e fazer a preguiça virar disciplina. E ter isso em vista é muito importante. Quando você estuda o que não gosta de uma maneira que não gosta, você está colocando a si mesmo em uma situação muito difícil. Porque você vai ter que resolver o problema da disciplina e motivação. E esse é um problema extremamente difícil de resolver. Mas existe outro caminho, muito mais simples que veremos na parte 2 desse texto.



Esse caminho é quando:


Parte 2 - Você estuda o que gosta de uma maneira que gosta.


Aí as coisas ficam bem mais fáceis e naturais. "Como ter mais foco e concentração no estudo de Inglês?" A resposta é que você vai naturalmente ter foco e concentração se tiver realmente interessado no que está fazendo. Você naturalmente presta bastante atenção na sua série/música/filme/jogo/livro favorito, não é? E você naturalmente quer passar horas e horas assistindo/ouvindo/lendo/jogando o que gosta. Quando fazemos o que realmente gostamos, a disciplina e a motivação já estão lá, naturalmente. Não precisa resolver nenhum problema difícil para prestar atenção no que você ama fazer. E você pode fazer por horas e horas todo dia sem problema nenhum. Fazendo assim, facilitamos nossa vida, e nosso caminho para fluência em Inglês se torna bem mais fácil e agradável. Infelizmente, tem muitos professores que parecem achar que "quanto mais chato melhor". E isso simplesmente não é verdade. Isso é colocar o aluno no meio de um enorme problema de disciplina e motivação. Um problema difícil e desnecessário. Conclusão: Se você está tendo problemas de concentração e foco no seu estudo a solução mais simples e eficaz é você mudar o que e como está estudando.


Comece a estudar com aquilo que naturalmente desperta interesse em você. E você naturalmente vai se focar e concentrar no que gosta e em seus estudos.

bottom of page